E aí, (Ainda) Tá Gostando De SP?!

O 5º dia do 5º mês de 2015, faz exatos 2 anos que cheguei na cidade grande. É incrível pensar que todas as pessoas conheci e tudo que aprendi por aqui aconteceu em tão pouco tempo. Quando eu era um recém chegado, escrevi um texto sobre minhas (primeiras) impressões, nada mais justo que voltar aqui para reafirmar e desmentir coisas ditas naquela época.

O que é São Paulo ?

Depois de muito pensar, cheguei numa resposta para todo pré-conceito que cerca a cidade; “As pessoas só pensam em trabalho”, “elas são frias”, “há muito estress” …
Eu vejo, nos trens e ônibus, nos olhos cansados dos trabalhadores, que eles estão ali porque querem algo melhor pra suas vidas, algo que talvez – e não muito improvavelmente – seus pais não tiveram. São Paulo é um projeto de vida para mudança, uma terra prometida – que não satisfaz todos os senhos, as vezes – você planeja vir pra cá pensando nas experiências e ganhos que terá, ao chegar se concentra em conseguí-los, se estressa muito mais quando algo dá errado, foca tanto no trabalho já que é o único caminho possível para conseguí-lo. A falsa-frieza, o stress e a relação com o trabalho muitas vezes só mostram que as pessoas não estão pra brincadeira.

Cultura

A cidade é muito cultural, é quase impossível viver aqui sem ter ido a um museu, até porque enquanto você sai de um trem para outro, você passa por meio de uma exposição fotográfica. São paulo também é a cidade mais grafitada do mundo, e eu passei a amar grafites e pixações. É incrível como os muros falam por aqui. Com toda essa cultura, temos filas intermináveis a museus e por mais desagradável que isso possa parecer, mostra uma realidade completamente diferente da do restante do país.

Custos

Viver por aqui é muito caro, não é díficil encontrar restaurantes a R$ 50,00 por kg, apartamentos abaixo de mil reais são raridades, e essas serão suas maiores despesas mensais. Para vir pra são paulo você deve se preparar para esse choque bancário, não pense que você vai chegar e morar no Jardins, venha com calma ok cowboy ?

Ganhos

Apesar de seus gastos serem altos, para a área de tecnologia, sem rasgar dinheiro, você lucra ao morar aqui. E além de ganhos monetários, você tem acesso a cultura, entretenimento e lazer que pode ser difícil em outros lugares.

Algumas coisas não mudam

"as pessoas não vêem ou valorizam o que muitos paulistanos passam para ter seu carro e casa própria. "

Como eu disse acima existe o conceito de que há muito emprego por aqui e isso torna tudo mais fácil. Não é bem assim, principalmente agora que o país não anda bem economicamente. Tenho amigos da área que demoraram a conseguir um bom emprego em meio a crise.

"é justamente o que eu estava buscando para minha carreira"

Acho que o paulistano preza muito por qualidade no trabalho, isso faz como que nesta área, utilizemos boas ferramentas e conceitos para desenvolver software. Felizmente ou não, muitas das discussões tecnológicas estão concentradas nas capitais também.

Algumas coisas mudam

"O Paulistano (novamente!) - "Povo frio""

O paulistano não é frio como aparenta fora daqui, criei grandes amizades tanto no trabalho quanto fora dele, na maioria as pessoas são bem unidas. Sobre o povo, há alguns problemas políticos e culturais. O padrão de vida do paulistano é mais alto que boa parte do país, há uma certa prepotência de alguns em se achar superior, e também uma certa “inocência” em acreditar que essa é a realidade de todo um país.

Conclusão

Viver aqui é uma experiência incrível, repetiria cada passo e tropeço. Falar em morar na capital para sempre é complicado, há um certo desgaste no estilo de vida que bota tudo à prova. E o mundo é grande demais pra se ficar no mesmo lugar ;)

Para manter a tradição de posts, uma música do Criolo que nos faz repensar São Paulo.

Comments